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 Testes

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Ficha do personagem
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MensagemAssunto: Testes   Testes Icon_minitimeQui 19 Jun - 16:02:44

Os Testes são realizados quando um Personagem deseja realizar uma ação um pouco mais complicada, para verificar se ele conseguiu ou não efetuar a manobra que estava planejando fazer.
Para a realização de um teste, utilizam-se as dificuldades. Utilizando do rolador de dados, será rolada a chance probabilística. O valor conseguido no dado será somado aos valores do bônus de perícia ou atributo relacionado. O resultado final será comparado pelo Moderador com a dificuldade do Teste. Se for maior ou igual, o feito foi realizado, se for menos, o personagem falhou e o Moderador dirá exatamente quais as conseqüências dessa falha em seu post descritivo.

Ou seja, para conseguir ter um sucesso é preciso que:

D10+Valor >= Dificuldade

Valor no caso depende do tipo de Teste. Abaixo são demonstrados os tipos de Testes e os valores que serão atribuídos no Teste.

Teste de Atributo - Os testes de atributos são realizados utilizando-se dos bônus concedidos pelos atributos+níveis.

Teste de Perícia - Os Testes de perícias são realizados utilizando-se dos valores das perícias (acrescido ao bônus de um atributo, se houver .

Teste de Resistência - Em alguns casos, os Personagens são submetidos a provações de ordem física ou mental. São situações inesperadas nas quais é preciso resistir ao efeito que a situação impõe. Teste de Resistência nada mais é do que um Teste de Bônus de Atributo+Nível, mais precisamente:

Bônus de Constituição+Nível - quando o ataque é físico, por venenos, gases tóxicos, ácidos ou esmagamento;
Bônus de Força de Vontade+Nível - quando o ataque é mental, por ilusões, alucinações, magias de controle da mente ou oclumancia;
Bônus de Agilidade+Nível - quando se trata de explosões, escorregões, quedas, desmoronamentos e outros.

Abaixo segue o quadro de Dificuldade que será utilizado nos testes.

6......Muito Fácil
8......Fácil
10......Normal
15.....Difícil
20.....Muito Difícil


Quando o valor de Teste sem a rolagem de dados é maior que a dificuldade. Nesse caso, considera-se o Teste um sucesso automático.

Arrow Importante: Salientando que a Dificuldade padrão é a 10, mas dependendo do post, essa Dificuldade pode ser aumentada ou diminuída. Posts com clareza, uma estrutura narrativa e boa gramática tendem a ganhar bônus. Enquanto posts mal escritos (sem clareza como iniciar um raciocínio e não termina-lo), com erros gramaticais drásticos (calma, gentem, estou falando do post estar todo errado mesmo) e com feitos absurdos e surreais (até bruxos têm limites para “recursos”) terão sua dificuldade aumentada. Ah, floods serão apagados e será solicitado que poste de novo, dessa vez nas regras. Além disto, os testes podem ser solicitados pelos jogadores e pela Moderação, quando esta visar maiores benefícios ao jogo, como evitar ações surreais, e adicionar o tempero “emoção” ao jogo.


Citação :
Exemplos:

Teste de Atributo

Lorran possui Agilidade 12, tendo um bônus de + 1 e está no 2º Nível. Ele está realizando uma escalada e sem querer pisa em uma pedra solta. É preciso um Teste de Atributo Agilidade com dificuldade fácil, já que foi somente uma perna que desequilibrou. Ela rola o dado e tira um 5. A dificuldade Fácil é 8, mas mesmo assim o valor obtido foi 8 (5 + 1 do bônus + 2 do nível) que é igual ao valor da Dificuldade. Lorran escorrega pela ribanceira abaixo, mas consegue se segurar por uma borda fina.

Teste de Perícia

Jehh deseja movimentar-se em silêncio por estar escondida de seu oponente. É preciso um teste da Perícia Furtividade. Jeh tem Furtividade 2. A dificuldade é normal. E tira um 10 na rolagem de dado, conseguindo um valor 12 que é maior que a dificuldade, logo, ela passou no teste facilmente.

Teste de Resistência: Constituição

Eduardo vê-se rodeado por uma densa névoa criada pelo Feitiço de um Arauto Negro. Ele tenta passar por ela, mas acabou respirando um pouco da névoa. É preciso um teste de Resistência de Constituição pra saber se ele inalou o suficiente pra lhe fazer mal ou não. Ele tem uma Constituição de valor 12, que lhe concede um bônus de + 1. E está no 10º Nível. Então o seu teste será com o valor de 12, já que 10 (nível) +2 (bônus de Con)= 12. Por estar exausto e ofegante, o Moderador decidiu que será um teste de dificuldade 15. Eduardo precisa tirar na jogada de dado no mínimo o valor 3. Pois 3 +12 = 15. E 15 é o valor da dificuldade. Eduardo tira um 2 e falha, ele inalou o gás sofrendo 8 pontos de dano e mais 2 por rodada até se livrar do envenenamento.

Teste de Resistência: Agilidade

Marta apenas vê o Fogo que o seu oponente lançou aproximando-se daquelas latas de gasolina no cais. Marta tentou ser rápida e fugir antes que o pior acontecesse. Em poucos instantes a nuvem de fogo e fumaça voou pelos ares em uma explosão em massa. Mesmo tendo corrido, Marta não conseguiu distanciar-se suficiente, por isso precisa realizar um Teste de Resistência de Agilidade para saber se conseguiu evitar o pior. Marta tem Agilidade 15, possuindo um bônus de + 2 e está no 7º Nível. Seu teste será feito com o valor de 9, já que 7 + 2 = 9. Por ter corrido a tempo em vez de atacado seu oponente, o Moderador estipulou que o teste terá dificuldade normal, de 10. Marta precisa então retirar no mínimo 1 na rolada de dados. Pois 1 + 9 é igual a 10, o valor da dificuldade. Ela tira um 5 e consegue um valor de 14 ( 9 + 5). A explosão causou 20 pontos de dano, mas por ter sido rápida, Marta sofreu apenas metade desse dano, ou seja, 10 pontos.

Teste de Resistência: Força de Vontade

Kiko já esperava aquilo, era um dragão expelindo chamas pelo nariz. Mesmo sabendo o que já estava por vir, a visão era amedrontadora, causava pânico, mas ele tinha que tentar avançar, não podia sair correndo como era o desejo de suas pernas. Por ser mental é necessário um Teste de Resistência de Força de Vontade pra conseguir resistir. Sua Força de Vontade é de 12, o que lhe concede um bônus de + 1. Seu nível é o 3º. Seu teste será realizado com o valor 4, já que + 1( bônus) +3 ( nível) = 4. Por estar preparado, o Moderador decidiu que será um Teste Normal com valor 10. Kiko precisa retirar um 6 no teste, já que 4 + 6 é igual a 10. Kiko retira um 9. Mesmo com suas pernas bambas, ele avança em direção ao dragão erguendo sua varinha.

Lorran possui Percepção 16, que lhe concede um bônus de +3. Ele está no 8º nível. Ele fará um teste normal para notar aquele papel embaixo da cômoda. Como o valor de teste dele é 11, que é maior que 10 que é a dificuldade normal, ele tem um acerto automático. Não é preciso rolar dado.

Regras Especiais

Versus

Existem situações onde há o confronto de dois atributos ou perícias, como uma competição de queda de braço ou até de velocidade. Nessas situações, o mais comum a ser feito é levar em conta o valor maior do bônus de atributo ou da perícia. Testes de Vs. são feitos da seguinte forma:

Soma-se o valor dos bônus de atributo/perícia menor a 10 e subtrai-se do resultado o valor do bônus/perícia maior. O valor obtido é o valor a ser superado no teste. Aquele de maior bônus/perícia é quem fará o teste.

Dificuldade = 10 - Valor Maior + Valor menor.


Citação :
Stephen e Tonietti estão em uma queda de braço. Stephen tem Força 16 ( bônus de +3) e Tonietti tem Força 13 ( bônus +1). Então, por ter o valor maior, Stephen fará o teste. A dificuldade será de 8. Pois 10 + 1 – 3 = 8. Stephen deverá retirar então na rolagem no mínimo 5. Pois 5 + 3(bônus de Força de Stephen) = 8, o valor da dificuldade calculada.

Existem casos onde não há chance de vitória. Isto acontece quando a diferença entre os bônus/perícias resulta em maior que 20. Nesse caso, considera-se o Teste um sucesso automático para aquele de maior bônus/perícia.

Somando Bônus

Quando vários personagens estão tentando fazer algo juntos, as chances de sucesso são maiores. Inicialmente é preciso ver quantos personagens podem realmente ajudar na tarefa. Afinal, existem situações que devido ao espaço, somente um número determinado pode agir. Nesse caso, todos os bônus/perícia são somados, resultando no chamado Bônus Somado. Pega-se o valor individual mais alto e o separa dos demais. Soma-se todos os outros valores e divide o resultado por 2, arredondado pra cima. Soma o valor mais alto que havia ficado separado. Aí o teste é feito como Versus.


Citação :
Gabriel, Duda e Érika são do 1º Nível e estão tentando levantar uma estátua de 100kg. Eles têm Força 14 ( bônus de + 2, nível de + 1), 16 (bônus de + 3, nível +1) e 8 ( bônus de - 1, nível + 1), respectivamente. Somando os menores, 2 + 0 = 2. Dividido por 2, fica + 1. Agora somamos o + 3 de Duda. Total + 5. 100 kg corresponde mais ou menos a Força 18, que concede + 4. Dificuldade = 10 – 5 + 4 que é 9. Pra conseguirem levantar, devem conseguir no mínimo 4 na rolagem de dado, pois 4 + 5 = 10 que é o valor de dificuldade obtido que foi 9.

Dano Localizado

Se um Personagem sofrer dano equivalente a mais que metade de seus Pontos de Vida em uma única parte do corpo, é preciso passar em um Teste de Resistência de Constituição. Se ele passar no teste, a região fica com um forte machucado. Mas se falhar, o membro ficará temporariamente debilitado, quebrado.
Membros quebrados, torções, rupturas de ligamentos, duplicam o tempo de recuperação completa.


Citação :
Patrick possui 10 pontos de vida, mas levou 6 pontos de dano no braço. 6 é maior que 5, a metade de 10. Ele rola um Teste de Resistência de Constituição, mas falha. Seu braço foi quebrado.

Morte Inevitável

Existem situações onde a morte é inevitável. Se ocorrer uma situação dessa, não será rolado dados, o Personagem estará morto, o que é chamado de Morte Inevitável.

Observação: Em outros RPG's seu personagem só é morto se o player autorizar. No Réquiem não funciona assim, fez alguma besteira e nem a sorte nos dados ajudou, morre na mesma hora.

Paralisia

Um personagem paralisado está ciente dos fatos à sua volta, mas não pode, de modo algum, mover-se ou defender-se de nada. Caso um outro personagem decida atacá-lo, ele não tem como se defender.

Quedas

Existem duas maneiras de um Personagem sofrer uma queda:
intencional ou acidental.
Em casos de queda acidental, o Personagem não espera sofrer a queda e seus músculos não estavam preparados para absorver o impacto. O dano é de 6 pontos de vida a cada metro de queda, com direito a Teste de Resistência para reduzir o dano à metade.
Já um salto permite ao personagem amortecer a altura com um bom movimento de pernas. Se passar no teste de Resistência de Agilidade, reduz o dano em 1d6 por cada 2 níveis de personagem.

Sufocamento

Um personagem é capaz de ficar Bônus de Constituição + Nível rodadas sem respirar. Isso se aplica se ele estiver sob efeito de gases, embaixo d'água ou sendo sufocado. Passado esse tempo, se ele estiver em uma sala com gases, ele irá respirar o gás, mesmo sabendo que pode ser mortal. Se estiver embaixo d'água, sofrerá 6 pontos de dano por rodada até conseguir sair da água.

Venenos

Existem uma infinidade de venenos conhecidos. Eles podem ser paralisantes, debilitantes, soníferos ou mortais. Além disso, ainda podem ser aplicados por ingestão, inalação, injeção ou absorção cutânea (pele) para serem efetivos.
Independentemente de qual efeito e método de aplicação, qualquer vítima de envenenamento sempre tem direito a um Teste de Resistência para evitar o pior.

Essas são as bases das regras do Réquiem. Sempre que um teste for ser realizado, é necessário a presença de um Moderador para mediar a situação. Apenas, como bons jogadores, tentem relevar as pontuações de maneira séria, para que não saia algo incoerente obrigando o Administrador a editar o post, colocando a versão plausível.
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